Ontem estive lá visitando a Maria que estava a se preparar para ultimo corte antes de ir embora para sua casa no proximo sábado.
Sei bem o que é estar longe d casa por 16 dias, o então chamado Delogun.
Então falemos do corte de ontem... Obrigação a Orunmila , onde o filho ou filha de santo recebe o axé para os búzios, os cortes são feitos no escuro, com os filhos em reza, apenas uma pessoa ( o padrinho) segura uma vela por de tras da cabeça do filho que receberá o axé.
São cortados pombas e aves sobre os olhos, o escuro significa os buzios ou ifá como se diz nas rodas de santo e os olhos são a luz, por isso eles são preparados para que a pessoa consiga enxergar o que vem do escuro, aquilo que esta além...
Muito comovente, depois de terminado os cortes o filho (a) recebe uma faixa de algodao ( os olhos não são limpos, ficam ali com todo o sangue da obrigação que se acumulou) e depois uma faixa, e assim ficara até o dia seguinte - só pensar já me dá um desespero, a Maria colocou a venda ontem umas 19h e só vai retirar hj umas 16h. Não pode falar, fica ali retirado, em silencio. recebendo o axé, somente bebendo agua, mel, pao e canjinha preparada com as aves d sacrificio, e lógico, o amor dos filhos, que podem visita-lo por vezes levando palavras de conforto.
Qdo me foi dado o convite de visitar a Maria, o fiz com muita comoção, tive q sair as pressas pois me deu uma vontade repentina de chorar, e não se pode chorar num quarto de santo... mas ela assim deitada de olhos vendados, me pegou das mão, e logo me fez deitar a cabela sobre o peito dela... aaaaffff!!! Guenta coração!
Tenho certeza que ela tava chorando, mesmo com os olhos lacrados. Tadinha da Mãe Maria.
Religião não é brincadeira, existe muita cultura e fundamento para se aprontar um pai ou mãe de santo, muita entrega, muita fé, muito sacrificio.
Minha religião é mais antiga do mundo, a mais distorcida entre as linguas do povo, e a mais bela das demonstrações vivas em confirmação de que Deus existe e que akilo que não enxergamos é muito mais forte que as nossa vontade.
Na mitologia Yoruba, Orunmilá é um orixá e divindade da profecia, identificado no jogo do merindilogun pelo odu ejibe (búzios).
Ele é reconhecido como "ibi keji Olodumare" (segundo só a Olodumare (Olorum, Deus)) e "eliri ipin " (testemunha da criação).
Orunmilá também é às vezes chamado Ifá (ee-FAH ") que é de fato a incorporação do conhecimento e sabedoria e a forma mais alta da prática de adivinhação entre os Yorubás.
Embora Orunmilá não seja de fato Ifá, a associação íntima existe, porque ele é o que conduz o sacerdócio de Ifá.
Ifá é o nome de um Oráculo dos Yoruba na Nigéria.
Os sacerdotes de Ifá são chamados Babalawo (o pai dos segredos) e Yawo (mãe dos segredos).
Epa-ô Babá!!!
Axé para Todos, Axé!
:)
Nenhum comentário:
Postar um comentário