segunda-feira, novembro 2

Ghandi :)

Se eu pudesse deixar algum presente a você,
Deixaria aceso o sentimento de amar a vida dos seres humanos.
A consciência de aprender tudo o que foi ensinado pelo tempo afora.
Lembraria os erros que foram cometidos para que não mais se repetissem.
Deixaria para você, se pudesse, o respeito àquilo que é indispensável:
Além do pão... o trabalho.
Além do trabalho... a ação.
E, quando tudo mais faltasse,
um segredo:
o de buscar no interior de si mesmo
a resposta e a força para encontrar a saída.

(Mahatma Ghandi)

Raiz :)

Raiz
Beth Carvalho
Lua cheia é mais bonita
Acobreada de luz
Na sombra de uma jaqueira
Vejo que é prata e chão
Muita palha na cabeça
Atotô no coração
Banho de flora alva
Alveja os caminhos da proteção
Tá na beira do mar
Nas folhas de sultão
No metal de ogun iê
Vento raio e trovão
Tá na voz mais bonita
Que tem graça nas mãos
Orumilá bendisse
Será a voz da canção
Dentre as chagas dessa vida
Pra tristeza não tem perdão
Os marris há muito abrigam
a raiz da salvação
Entre as peles mais bonitas
Sedas, marrins e corais
A riqueza mais precisa
é saúde, amor e paz.
:)

Alquimia das panelas :)

Então, vou transcrever aki um texto que fiz sexta-feira 30/10.

-------------
Sexta-feira 30/10/2009, baita sol na cabeceira da minha cama, tive que me recostar distante dela pq o calor do sol me ardia o couro cabeludo. Agora eqto escrevo no meu caderno, sinto os raios fulgirem minhas paletas... rsrssr :)
Ontem dei por encerrado mai um ciclo, deixei o escritorio que estavatrabalhando desde o dia 13/10/09. Sem muitas palavras, sinto que foi mais ma experienia impar...apesar do meu esforço, físico e mental e talvez espiritual... me sentia um chines na Bahia! Cheguei ate cogitar que de repente contabilidade nao seja minha praia... mas eu nao posso mentir p mim... eu gosto, nao sei se AAAAMMOOOOO, isso nao sei, mas eu gosto dessa rotina administrativa, papeis, numeros... salve a burocracia!!!...mas, contudo, porém...as pessoas precisam da mão pro empurrao, a igniçao para o movimento da coisa...e infelizmente nao teve nem um farelo de unha de boa vontade dakela gente... nao sei se pq nao gostaram de mim ou se como me disseram, esperavam q num estalo magico ia me baixar Lucca Paccioli e eu saberia tuuuudo de escritorio de contabilidade.
Muito bem, sem recentimentos... acabou... dou por finita a era Amaral!
-------------
A que viemos...muy bien, tava aki disposta a escrever sobre " COZINHA " ... eu AMO cozinhar, bem sabem os que me conhecem, bem digo os aventurados q se atreveram a experimentar minhas miojos fantasticas, minhas brusquetas, meus macarrões, bolos e tortas a fins...estao todos salvos e sadios, graças a Deus! :)
Bem, amanha 31/10/2009, Dia das Bruxas e aniver do meu sobrinho Lucas, este q sempre jurava qdo criança, que aos 7 anos teria o dom de se transformar em vampiro! Pelas sete sombras do crepusculo, eu andava com ele pela avenida no cassino e ele delirava na bagageira da bike, sonhando q voava pelas arvores... dormiria de ponta cabeça... seeeenhor, puxou a a fantasia da tia... hj ta um rapagote de 13 anos! nem presa tem nakela boca mal lavada! :)
Como boa bruxa velha que sou, irei discorrer sobre uma coisa que eu acho a genese da dita
" BRUXARIA "... COZINHAR!
Será que as pessoas ja pararam para pensar que quem cozinha faz parte de uma corrente???
Preparar um alimento muito alem de saciar a fome d estomago, impreguina o espirito de quem consome o produto final das panelas, o chamado " FEITIÇO "!
Vou dar um breve exemplo de como funciona a corrente:
Pensemos na farinha de trigo... alguem la de longe pegou essa milenar semente (que ng sabe de onde ela se originou sobre a terra, mas aqui, aos moldes dos animais,criados aos pares, diremos que foi Deus qm jogou um punhado de grãos sobre o solo fertil, que se auto fecundaram, germiram -se e sobreviveram até hj! Certa feita li num livro que tudo akilo q é de consumo para o homem jamais entrara em extinçao, pq o proprio homem se encarregara de manter fecundo o q ele poe na boca!)... entao seu zé pegou a tal semente, plantou, cuidou, outro alguem, colheu, tratou, um outro moeu, peneirou, outrem vendeu, tantos outros compraram e transformaram, biscoitos, massas, paes... ate chegar na prateleira da vendinha ali de casa ou no grande mercado onde vamos até la somente para buscar essa farinha, essa bolacha... é uma longa e incomensuravel corrente, nao é mesmo????
Então .... de posse da farinha, chega a nossa hora de ter um lugar nessa corrente. Transforma-la num alimento que ja veio carregado de energia de outra tantas pessoas e oferecer a nossa força é o que podemos chamar de MAGIA !
Quem GOSTA de cozinhar, sabe com respeito as propriedades dos ingrediente q usa e, nao apenas mistura-os com o intento de aglomerar, mas com a plena noçao de que forças estao sendo postas em comunhao. E quantas correntes estamos unindo numa mesa panela??? Que cozinha bem, impoes a força da alma, pensa no que faz e no que é capaz de far, lembra das pessoas que ira servir e... pensa na VIDA!
Quem cozinha espera pelo rosto de quem ira apreciar o produto do nosso " ENCANTAMENTO "
Quando olhamos as pessoas se retorcerem, virarem os olhos, suspirarem...estamos presenciando o contato da nossa magia com o interior do outro.
Isso que vo escrever agora ja vem de outras eras... ma a magia nao funciona mto bem com qm impunha a colher na feitura das suas " POÇOES ", digo claramente: não reviro meus olhos qdo como o q faço!
Pq eu prefiro comer feito pelos outros e decifrar os ingredientes... ao passo q qdo e fço se exatamente o q tem ali... sei inclusve o pulo do gato... o segredinho da diferença!
Deve ser por isso que as bruxas medievais se isolavam em casebres retirados das cidadelas, longe dos olhos alheios, pq os feitiços sao segredos, nao sao nada de mais e habitam a mente de muitos com nojeiras... melhor nem apontar aki... mas é akilo... o que os olhos não enxergam, o coraçao nao sente! Feitiço nenhum pode ser desvelado...o SILENCIO é o ingrediente primordial em qualquer feitiço... irmao siames do SEGREDO!
Quem come so pensa na comida, no cheiro, no paladar, no visual, nao lembra tao pouco se da de conta das energias envolvidas no preparo q estao ali entrando em contato com o que transcende na gente! Como proca disso, hj temos variaçoes na culinaria em funçao das propriedades dos alimentos, saõ cozinhas intuitivas, afrodisiacas, das cores, do sol, da lua...enfim, pq sao preparos com base na combinamaçao da energia de cada ingrediente... ora bolas, consumimos " coisas "que têm VIDA!
VIDA = ENERGIA e os alimentos combinados com certeza possuem energias potencializadas, e esses cruzamentos despertam ou acalmam as nossas fontes d energias, dito ORGAOS!
No meu papel de bruxa, deixo aki gravado nessa memoria virtual para civilizaçoes futuras, uns relatos ou breves revelaçoes sobre esses pekenos misterios da vida, que nada implicam no silencio nem no segredo que ja falamos... mas apenas um entendimento mais explicito ou numa linguagem mais simplificada dessas " portas ocultas " da vida que nem todos se atrevem a atravessar.
Mesmo pq as bruxas modernas nao fazem mais livros e nem moram mais em casas de biscoito e tao pouco roubam crianças para extrair lagrimas inocentes...hauhauahu :)
Enfim, magia é esse ato de produzi um efeito sob a luz do ocultismo, dakilo nao vemos...
Uma comida pronta mostra apenas o que os olhos sao capazes de ver, o que o cheiro e o paladar sao capazes de sentir, mas pouco revela sobre suas energias, seus preteritos misteriosos. Magia é misterio... uma verdade incerta...coisas da vida!
Deixo minha saudaçao de PAZ AMOR e FELICIDADE para todos que passarem seus olhos por aki!
Axé, para todo mundo AXÉ! :)