assim...
nesse Batuque que passou uma coisa q me deixou muito emocionada (digamos assim) a reza de Ossãnha ou Ossain como em alguns livros. Algumas coisas me desapontam...
Antes de mais nada, é necessario se revelar q meu Bará é Ossanha!
Como assim... a pessoa é composta de um Pai, uma Mae e um Bará, bara é como se fosse o exu de cada um... todo mundo tem um... imagine o ying-yang, todo mundo tem seu polo positivo e negativo... cabe salientar aki q o polo negativo é o q nos da animosidade, dinamismo, nos projeta movimento na vida... e isso é tarefa do Bara de cada um! As pessoas ocidentais tem essa coisa de sair demonizando kalker coisa... isso é pura ignorancia!
Então voltemos... na reza do Ossanha tem um filho de santo dele o Patrick, um negro baixinho, franzino, risonho, não é filho da Maria, é filho de santo do Pai de santo da Maria huahuahuhaha, ele é meu primo de santo?
Não sei como é... pq o Pai de santo dela hj, é meu avô... aaaff essa arvore eu nao compreendo bem... enfim Patrick estava "ocupado", ou seja, estava com o Pai dele no mundo, como se diz nas rodas de religião... e a Maria q tb ja nao era mais ela e sim Xango, estava a cumprimentar Ossain... qdo se cumprimenta todos gritam a saudação respectiva : EuEu Ossanha!!!
Só eu gritei : Eu-Eu huahauhahauhua!!! Q vergonha!
Acho q eu sou uma das poucas pessoas q realmente pratica religiao nakela casa, os demais filhos ... bem isso rende outro post... Os filhos de santo da Maria.
Voltemos ao Patrick...
O normal é a gente (filhos) ir pedir um axé para os pais, nos jogamos no chao, batemos cabeça aos pés deles... logo ele nos puxam e nos limpam... Ossanha veio até mim, se ajoelhou e me beijou as mãos... fikei mais envergonhada ainda... hehehehe!!!
Xapanã em axeiro (qdo orixá vai embora a pessoa fika com uma entidade infantil respectiva ao seu orixa) na minha irmã de santo Bia tb veio se pendurando no meu pescoço para me dar balas... ela fica tao engraçada em axeiro!!! Como diz Junior, minha Yemanja estava despertando olhares nesse batuque!!! Eu disse p ele, por varios motivos chamei atençao, uma delas pq cheguei atrasada hauhauhauhuahuah, outra deve ser pelos meus colares brilhosos...aaafff!! nao tive grana para fazer uma farda de batuque a altura de minha Mãe... mas uma hora dessas ela vai realmente chamar muita atençao! Parto do principio q a religiao afro é feita na tradição e as roupas e comportamentos devem ser mantidos... ao contrario do q se ve por aí... um desfile de alegorias sem cabimento... uma falta de respeito com tudo o q se cultua... se é q cultuam... pq as casas de santo hj é um covio de fofokalhada e especulações com relaçao a vida alheia...o principio da coisa é escanteado...isso me irrita profundamente.
Posso mudar de casa 30000x nessa vida, mas da religiao eu nao deixo...
Sou Batuqueira com o maior orgulho! :)
Eu-Eu! :)
Nenhum comentário:
Postar um comentário